Marketing de afiliados: como dominar o mercado usando a última estratégia que sobrou
24 de maio de 2017
afiliados brasil
Afiliados Brasil 2017: experiência única num dos maiores eventos de marketing da América Latina
4 de junho de 2017
Exibir tudo

Afiliados de sucesso: o melhor parceiro nem sempre é o gerente ou o produtor

A maioria das campanhas que levaram marcas à fama e à fortuna surgiu da parceria entre um redator talentoso e um cliente inspirador.

O pensamento acima é de David Ogilvy, o pai da publicidade moderna. A frase foi escrita num contexto totalmente diferente, numa época onde a publicidade era responsável por quase 100% dos resultados de uma marca.

Hoje, o contexto é outro. Estamos na era digital, onde a publicidade não tem tanta força como antes, mas o pensamento de Ogilvy continua valendo, pois sem o trabalho do redator, nenhum negócio hoje vai à frente.

Exagero? Pare pensar nos negócios digitais que você conhece. Todos, senão a maioria, tem um blog com conteúdo altamente relevante responsáveis pelas vendas de afiliado. E quem escreveu os posts e os artigos? Sim, o redator.

Marketing de afiliados, conteúdo e o redator

afiliados de sucesso

Você pode possuir as informações do que é importante o seu público saber, mas é o redator que sabe usar técnicas de escrita para fazer o artigo ser encontrado e, muitas vezes, que gere as conversões esperadas. É com as manhas da escrita que ele consegue aplicar as palavras-chave nos lugares certos e criar um CTA que converte.

Por isso que, a menos que você seja o redator, é bom jamais descartar a ideia de contratar um profissional para sua estratégia de marketing de afiliados.

O conteúdo é um dos investimentos mais importantes. Explico o porquê desta afirmação no artigo anterior Marketing de afiliados: como dominar o mercado usando a última estratégia que sobrou.

Por diversos motivos, dentre eles, tempo, falta de técnica, confiança profissional e resultados, 64% dos afiliados de sucesso terceirizaram os serviços de escrita para redatores profissionais, de acordo com a pesquisa do TopRankBlog.

E este número só vem crescendo, devido aos resultados que uma escrita profissional pode gerar.

Conteúdo é desafio

Existe uma longa caminhada entre saber algo e saber vender essas informações através da escrita. Muitos afiliados, principalmente os iniciantes, acreditam que investir em texto e criar uma sequência de posts no blog é fazer marketing de conteúdo. Mas não, marketing de conteúdo é mais.

O conteúdo funciona quando consegue alcançar o público certo e na hora certa, de forma atrativa. Para executar isso, só dedicando tempo, obtendo informação sobre a área e muita dedicação. A questão é: como você tem resolvido isso?

Não, nem o produtor e muito menos o gerente de afiliados vão cuidar disso para você. As funções deles são outras. A responsabilidade de gerar conteúdo de qualidade é sua, exclusivamente sua.

E se você não tem tempo, habilidade ou conhecimento para criar seu conteúdo, o que resta? Isso mesmo, contratar um redator.

É assim que o marketing de afiliados funciona para os grandes…

…e é assim que vai funcionar para você.

Pense em 5 caras bem posicionados que geram resultados fantásticos com marketing de afiliados.

Com certeza eles investem pesado em conteúdo. Têm um redator profissional ou uma equipe de redação alimentado seus blogs com conteúdo de alta performance. Daí você continua achando que basta investir em compra de tráfego que tudo dá certo.

Compra de tráfego funciona, e funciona muito bem. Mas não é suficiente. Eu tenho o privilégio de trabalhar com alguns dos caras mais sinistros em tráfego pago, mas eles também investem em conteúdo profissional.

É simples: enquanto o afiliado cuida das coisas relacionadas ao seu negócio, o redator escreve para fazer com que ele gere conversões através do conteúdo que lança. É isso que os grandes afiliados de sucesso sabem e praticam.

Onde você quer chegar?

afiliados de sucesso

Vejo por aí gente que gasta uma grana em cursos de gurus, vão a eventos em outro estado só tirar foto com o produtor modinha, mas quando chega na hora de investir em um bom conteúdo, acha caro.

Talvez você não tenha ideia do quanto um bom conteúdo contribui para o seu negócio. Deixa eu te mostrar…

  • Quem investe em conteúdo, tem suas taxas de conversão aumentadas em até 6 vezes;
  • Mais de 47% dos clientes procuram informações dos seus produtos/ serviços antes de comprar;
  • Na maioria das vezes, o cliente tem a primeira impressão da sua empresa através do conteúdo que você disponibiliza, e é claro que você não quer que uma impressão ruim estrague vários clientes em potencial;
  • Se o cliente entra no seu blog ou site e não tem informação consistente, dificilmente vai entrar em contato para comprar;
  • 58% dos afiliados utilizam redatores para a criação de conteúdo original (eu disse original) a maioria se tornam afiliados de sucesso.

Eu poderia citar aqui outras diversas razões para você investir no marketing de afiliado aliado ao conteúdo, mas existem muitos motivos e acredito que essas já são suficientes.

Os afiliados de sucesso investem em conteúdo, e você?

As palavras são poderosas, principalmente quando bem escritas. E não importa quanto tempo passe, um conteúdo bem otimizado e bem escrito continua convertendo a longo prazo.

Tendo as palavras certas e o conteúdo que agregue valor para o seu cliente, o resultado é certo. Apareça nos mecanismos de pesquisa, tenha bons conteúdos, invista em pessoas qualificadas. Isso vai ser determinante para que você esteja entre os afiliados de sucesso.

Vamos conversar?  Entre em contato e vamos gerar resultados juntos!

Paulo Maccedo
Paulo Maccedo
Analista de marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em marketing digital e marketing de conteúdo. Autor de 4 livros. Ama rock and roll, motocicletas e o lado bom da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *