Qual é o melhor curso de internet marketing do mercado?
23 de julho de 2017
Como criar artigos que conectam, impactam e vendem
4 de agosto de 2017
Exibir tudo

Agência de conteúdo ou produtor: qual é a melhor opção para o seu negócio?

Você já tem um bom produto ou serviço, quer aumentar suas conversões, sabe que o caminho é o marketing de conteúdo e agora procura uma agência de conteúdo?

É normal que, ao pensar em investir em conteúdo, você tenha em mente contratar uma agência, mas essa não é a única opção. Vou te apresentar aqui uma alternativa que pode fazer toda a diferença nos seus resultados:

A contratação direta de um produtor de conteúdo.

Muitas pessoas ainda não conhecem as diferenças entre estas duas formas de trabalho. Ambas tem vantagens, mas de formas diferentes. Vou te explicar exatamente quais são a partir de agora!

Agência de conteúdo x produtor de conteúdo

Quando você fecha um negócio diretamente com um bom produtor de conteúdo, ou redator profissional, como preferir chamar, é só você e ele envolvidos no processo. Os valores que você vai pagar se refere apenas aquele redator e os trabalhos dele.

Já na agência de conteúdo a coisa funciona diferente. Existem mais pessoas envolvidas nesse processo, o que às vezes acaba “encarecendo” o valor final da produção. Você vai pagar no final o valor da agência, dos redatores, plataformas e outros fatores que estiverem envolvidos no processo de criação.

Claro que o trabalho da agência de conteúdo não deve ser descartado, mas contratar um bom produtor pode trazer um excelente retorno para você, sem que precise investir uma grana tão alta.

Mas, e a estratégia?

Você pode estar se perguntando: Beleza, mas como fica a estratégia dos conteúdos? Depende!

Muitos acham que um produtor de conteúdo geralmente não cria a estratégia de marketing de conteúdo e que uma agência garante um resultado melhor na elaboração de temas, formas de ranquear, alcance, conversões, etc.

Mas a verdade é que um bom produtor de conteúdo também pode garantir a elaboração que você precisa, o SEO nos conteúdos para o ranking dos mecanismos de Google e, em muitos casos, apresenta uma entrega tão boa quanto a da agência de conteúdo.

Claro que isso depende muito de qual produtor de conteúdo você escolhe. Você pode identificar um bom redator a partir de alguns princípios. Falei sobre eles em um outro artigo que você pode conferir aqui.

Personalização é uma chave

Tanto trabalhando com uma agência de conteúdo, quanto um redator, você pode ter artigos bem escritos no seu blog. Porém existe um diferencial que o produtor de conteúdo geralmente entrega: a personalização do conteúdo.

Um produtor de conteúdo tem uma facilidade maior de personalizar os artigos, por ter um contato direto com você e ter a opção de estudar o seu negócio e sua forma de comunicar mais a fundo. Assim o conteúdo será produzido de uma forma que fique “com sua cara” e impacte mais o seu público-alvo.

As agências de conteúdo contam com bancos de redatores e, por isso os artigos podem variar de um para o outro de acordo com o perfil do redator que criou o artigo – o que significa que a qualidade e linguagem nos artigos que serão vistos pelos seus clientes também podem variar.

Além disso, contratando um produtor de conteúdo você possui um controle maior de quem você quer envolvido no seu negócio e pode escolher o tipo de redator profissional que você precisa, de acordo com os trabalhos que já viu dele. Já as agências podem ter fluxos de trabalho mais inflexíveis.

O cuidado na hora de escolher

Para finalizarmos o assunto e você poder escolher de uma vez qual opção vai agregar mais valor ao seu negócio, pense nos seguintes quesitos…

Qual é o objetivo do seu conteúdo?

A escolha dos profissionais para criar os seus conteúdos depende de você saber essa resposta. É importante saber qual objetivo você quer alcançar e, para esse objetivo, quem se encaixa melhor e tem um potencial maior de atingir com você.

Por exemplo, sua intenção é obter mais presença online ou criar uma linha de artigos de conversão? Você quer aumentar seu tráfego ou a geração de leads? Você quer uma linha editorial mais educativa ou lançar mais artigos persuasivos? Quer usar o blog como recurso de relacionamento com seu cliente apenas ou gerar vendas diretas nele?

Faça testes

Isso é muito importante; faça um teste com a agência de conteúdo ou com o redator. Analise o portfólio, processo de criação, cases, depoimentos de clientes. Na hora de escolher um tema para o teste, veja algo que tenha relação com os seus produtos ou serviços para medir melhor o desempenho; escolha assuntos que você domine, pois será mais fácil avaliar um artigo baseado em um tema que você entende.

Agência de conteúdo ou produtor? Você escolhe!

Então, já tem ideia de quem escolher para produzir seu conteúdo? Destaco que você não precisa tomar essa decisão sozinho. Para contratar alguém especializado em marketing de conteúdo e que te ajude em todas as etapas da criação dos seus artigos, entre em contato comigo clicando no botão abaixo.

agência de conteúdo

Paulo Maccedo
Paulo Maccedo
Analista de Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Blogueiro, autor e criador de conteúdo. Numa relação séria com a comunicação desde 2010, inimigo declarado do spam e evangelizador fervoroso do marketing de permissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *