Agência de conteúdo ou produtor: qual é a melhor opção para o seu negócio?
1 de agosto de 2017
5 frases que vão fazer você repensar a forma como divulga produtos na internet
9 de agosto de 2017
Exibir tudo

Como criar artigos que conectam, impactam e vendem

Antes de mostrar a você como vender com o conteúdo do seu blog, vamos ver algo que boa parte da concorrência ignora. Deixe-me mostrar como escrever para que o seu conteúdo seja…

Devorado por seus leitores!

Confira este artigo aqui, por exemplo. Ignore os parágrafos por um minuto e perceba como ele passeia nos seus olhos. Como você pode ver, este é um texto fácil de ler, é direto ao ponto, tem frases curtas e…

Tem parágrafos curtos.

É assim que os americanos fazem, é assim que eu venho fazendo em artigos de conversão e é assim que estou ensinando minha equipe a fazer. E isso é realmente importante, porque nosso olho primeiro escaneia a página e diz para nosso cérebro: “Ei! Isso é fácil de ler! ” E o nosso cérebro, por sua vez, decide verificar isso.

Outra coisa legal sobre este artigo é que está contando duas histórias ao mesmo tempo. Como? É simples.

Estes intertítulos contam uma história própria!

Tente lê-los isoladamente. Sim, vá até o topo do post e leia apenas os intertítulos. Você poderá obter uma “imagem” completa sobre o que estou falando aqui, apenas “escaneando”, sem realmente ler o texto todo. É uma técnica chamada “caminho duplo do leitor ” que eu aprendi com o Frank Kern, que aprendeu com o Dan Kennedy. A razão pela qual isso é importante é clara:

Todo mundo escaneia mesmo a página antes de se comprometer a ler!

Isso é totalmente normal, a pessoa rola a “bolinha” do mouse ou o touch do celular para verificar se a página tem mesmo o que ela quer.  Desse modo, o título e os intertítulos devem dizer a elas: “Aqui tem o que você busca ou precisa!”. Então, o que realmente está acontecendo é…

Os subtítulos vendem a ideia da página inteira para o cérebro do leitor.

Muito legal isso, não é? Veja como isso é fácil de ler! Se você está apenas escaneando a página, você ainda terá uma ideia do que se trata. E aqui está outra coisa sobre artigos desse tipo. Veja, a mensagem não é realmente sobre “escrever artigos”. Em vez disso,

Este artigo é sobre você!

E mais especificamente, é sobre você influenciar mais pessoas criando conteúdo que é fácil de consumir. Afinal, se as pessoas realmente não leem o que você está colocando no seu blog, como eles podem aprender sobre todos os benefícios que você tem para oferecer?

Então, agora que você sabe como as pessoas vão ler melhor os seus textos, vou te mostrar:

5 maneiras de como criar artigos poderosos que converter mais

1 – Primeiro, certifique-se de que tudo é para o LEITOR!

Veja bem, tanto quanto queremos que os leitores sejam fascinados por nós, nossa história e nosso conteúdo, o fato é que eles não se importam com isso. Eles se preocupam com eles mesmos, então, tudo o que você escreve precisa sempre “amarrar” o assunto de forma que possa ajudá-los.

2 – Ainda mais importante do que ELES, são os RESULTADOS que eles buscam.

Por exemplo, se este artigo fosse sobre mim e quão grande redator eu sou, você iria embora, certo? E se eu escrevi tudo aqui sobre VOCÊ e como você precisa escrever artigos que convertem, você poderia até se animar de ler mais um pouco… mas, em última análise, você abandonaria o texto porque ainda não é o que te interessa, de fato.

Você ainda está aqui por uma razão: estamos tratando dos resultados que você pode gerar no seu blog. Especificamente, estamos falando sobre como influenciar pessoas com seu conteúdo. Aplicar isso leva a VENDAS, e as vendas levam ao DINHEIRO. E é isso que você quer, não é mesmo?

3 – Use as palavras mágicas: “Assim você pode”

Todo mundo vive dizendo que quando se trata de escrever sobre produtos, você precisa explorar tudo sobre os recursos e características. Balela. Ignore isso. Se você quer realmente vender, você precisa explicar como o benefício se relaciona diretamente com os resultados que seus leitores desejam ter.

O padrão “assim você pode” é perfeito para te ajudar com isso. Aqui está uma frase de exemplo que eu mesmo uso aqui no site:

Enquanto eu escrevo pelos seus resultados, você cuida do seu negócio.

Repare como por trás do que é dito, eu mostro ao potencial cliente que enquanto eu produzo os textos dele, ele pode cuidar de outras coisas do negócio. É como se eu dissesse: eu vou fazer tudo o que você precisa, ASSIM VOCÊ PODE se dedicar ao que realmente lhe cabe.

4 – Combata as objeções de frente.

A melhor abordagem é o padrão de linguagem “você pode estar se perguntando”. Funciona assim: Primeiro, você identifica a principal objeção. Digamos que você está vendendo um curso sobre empreender na internet e a principal objeção do lead é que ele acha que será muito difícil configurar o site e todas as ferramentas necessárias.

O próximo passo é abordar esta objeção enquadrando-a como uma pergunta que ele poderia ter:

Você pode estar se perguntando como vai conseguir configurar tudo sem não tem a mínima noção de programação.

Agora é hora de responder a essa pergunta:

Eu sei exatamente como você se sente. Na verdade, senti o mesmo quando comecei! E até recentemente eu sofria muito com isso. Na verdade, acho até que foi pior do que com a maioria das pessoas. Mas há alguns meses, encontrei uma maneira simples de criar meus sites e blogs.

Daí entregue a solução.

5 – Diga ao leitor o que fazer em seguida

Tudo o que você escreve ou publica deve ter um resultado final desejado que beneficia você e o leitor. Pode ser fazer uma venda, pode ser obter os dados do visitante ou talvez você apenas queira deixar as pessoas comentem abaixo do post. Seja o que for, você precisa explicitamente dizer a eles o que fazer e por quê.

Por exemplo:

Agora que você já conheceu todas as vantagens da Lead Lovers, que tal conhecer a página oficial da Ferramenta? Acesse por aqui!

Por que eu escrevi este artigo para você?

O principal motivo foi para mostrar como criar artigos realmente atraentes e lucrativos. Se você seguir estas etapas, poderá lançar conteúdos poderosos que agradam o seu leitor ao mesmo tempo que geram visibilidade, engajamento e conversão.

Espero que você tenha gostado!

PS.: E se você quiser saber mais sobre os meus serviços como produtor de conteúdo, apenas envie uma mensagem para o meu WhatsApp: 22 99794-0797. Esse é o meu número pessoal. Só me adicionar para gente bater um papo sobre o seu projeto.

PPS.: Artigo inspirado por Frank Kern.

Paulo Maccedo
Paulo Maccedo
Analista de Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Blogueiro, autor e criador de conteúdo. Numa relação séria com a comunicação desde 2010, inimigo declarado do spam e evangelizador fervoroso do marketing de permissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *