Como criar artigos que conectam, impactam e vendem
4 de agosto de 2017
Marketing de conteúdo ganha cada vez mais adeptos no Brasil
18 de agosto de 2017
Exibir tudo

5 frases que vão fazer você repensar a forma como divulga produtos na internet

O mercado digital está se expandindo muito rapidamente e a quantidade de empreendedores que consegue acompanhar esse ritmo com suas empresas ainda é bem pequeno. Dados da editora Abril mostra que somos mais de 105 milhões de brasileiros conectados na internet, sendo que 57,2 milhões acessam a internet regularmente.

Posso afirmar que a maior parte destes usuários estão muito dispostos a gastar seu dinheiro. Mas por que então garantimos resultados tão baixos?

Um dos maiores problemas enfrentado dentro do ambiente digital é a forma que é divulgado os produtos ou serviços das empresas. A comunicação deve ser certeira e não basta apenas promover. Para te ajudar a entender como as coisas devem ser, separei aqui 5 frases que vão te fazer repensar a forma de como divulgar produtos na internet. Confira!

1 – Não tem que parecer com um anúncio (Ogilvy)

como divulgar produtos na internet

Como já destaquei aqui no blog, David Ogilvy é um dos profissionais criativos mais influentes de todos os tempos. O pai da publicidade moderna conseguiu atingir um alto grau criativo e se destacou como um homem de negócios agressivo, sem perder a elegância e a ética.

Minha visão de negócios e escrita mudou radicalmente quando conheci o trabalho de Ogilvy, principalmente através do livro “Confissões de um Publicitário”. Sua forma de pensar e conduzir grandes campanhas era primorosa e formou uma das escolas mais significativas da história do marketing. Confira a frase!

Quanto menos um anúncio se parece com um anúncio e mais parece um editorial, mais os leitores param, olham e leem.

2 – Tem que ser informativo (Ogilvy)

como divulgar produtos na internet

Um amigo certa vez me disse que não é suficiente ler David Ogilvy, é preciso entender David Ogilvy. Bem, estou há algum tempo tentando entendê-lo. Assim como outros gênios, é preciso dedicação para chegar a algum entendimento plausível sobre sua forma de pensar.

Mesmo sem chegar perto de poder explicar sua genialidade, pode apostar que estou aplicando o que ele diz na frase abaixo. E não tenha dúvidas, funciona!

Quanto mais informativa sua publicidade, mais persuasiva ela será. 

3 – Deve persuadir (Górgias)

como divulgar produtos na internet

Górgias foi um retórico e filósofo grego, natural de Leontinos, na Sicília. Juntamente com Protágoras de Abdera, formou a primeira geração de sofistas. Representa um dos maiores oradores da Grécia Antiga, tendo escrito diversas obras filosóficas, sobre a retórica, oratória e linguagem. Atualmente, é possível encontrar alguns fragmentos de seus escritos.

Você deve estar curioso sobre o que um cara que viveu há tanto tempo pode nos ensinar sobre como divulgar produtos na internet. Confira a frase!

A persuasão aliada às palavras modela a mente dos homens como quiser.

4  e 5 – Tem que ser novo e as pessoas têm que sentir no intestino (Bernbach)

como divulgar produtos na internet

Alguns dizem que Wiliam “Bill” Bernbach está para a publicidade assim como Philip Kotler está para o marketing. Isso se deve ao fato de “Bill” ter reinventado a profissão entre as décadas de 1960 e 1970.

Juntamente com a Doyle Dane Bernbach, mais conhecida como DDB, uma das mais agências premiadas de todos os tempos, o gênio criou, por exemplo, a campanha mais influente da história, segundo a Advertising Age, simplesmente pedindo para “pensar pequeno” para anunciar o Fusca.

Reservei duas frases dele para você:

A comunicação é uma arte sutil que floresce com a novidade e desaparece com a repetição. É importante realizar novidades com habilidade.

E a visceral:

Você pode dizer a coisa certa sobre um produto e ninguém irá escutar. Você tem de dizer de um jeito que as pessoas irão sentir no intestino. Porque se eles não sentirem, nada acontecerá.

Curioso é perceber que caras que viveram antes da era digital parecem ter mais a ensinar sobre ela do que caras que dizem dominá-la.

PS.: Quer aprender mais sobre novas formas de vender, como o marketing de conteúdo? Cadastre-se na lista Vip!

Paulo Maccedo
Paulo Maccedo
Analista de marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em marketing digital e marketing de conteúdo. Autor de 4 livros. Ama rock and roll, motocicletas e o lado bom da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *