Como influenciar pessoas na internet e gerar receita com a criação de conteúdo

Como influenciar pessoas na internet e gerar receita com a criação de conteúdo

Qual a melhor maneira de gerar mais visibilidade, engajamento e conversão nos meios online? Se você pensou em marketing de conteúdo, acertou em cheio!

Diariamente milhões de pessoas acessam a internet em busca de informações que as satisfaça de alguma forma. Nesse contexto, empresas que criam conteúdo relevante ganham vantagem competitiva.

De acordo com a pesquisa Content Trends, empresas que criam mais de 13 conteúdos por mês conquistam até 4,2 vezes mais visitas do que as que publicam até 12 conteúdos.

E mais: a média de visitas por volume mensal de publicação é de 29.670 para quem produz menos e de 125.442 para quem produz mais.

Imagine você pode entregar o melhor conteúdo às pessoas que podem se tornar seus clientes no futuro. É uma forma de dizer…

Veja, eu gero valor para você antes mesmo de você comprar alguma coisa de mim.

Como resultado, você acaba conquistando uma audiência fiel à sua marca. Essa audiência um dia comprará de você para retribuir o valor que você gerou na vida dela através da criação de conteúdo.

Deu para entender o conceito, não é? Sim, e imagino agora que você já esteja com a mente aquecida para criar conteúdo de valor para seu público. Perfeito!

Depois de quase 5 anos atuando no setor e ajudando centenas de empresas a se comunicarem melhor na internet, posso afirmar, com certeza, que criar conteúdo é uma das melhores formas de conquistar clientes na era digital.

E por isso te convido a ler as próximas linhas com a mesma vontade que você tem de aumentar seus resultados de negócios.

Confira as informações que vão provar o quanto a criação de conteúdo é uma arma poderosa na mão de pessoas como você!

O que é criação de conteúdo?

criação de conteúdo

Recentemente criei uma lição no Personal Content que definia marketing de conteúdo. Eu comecei pegando na raiz:

Criação – Ato, processo ou efeito de criar.

Conteúdo – Tema, tópico, informação abordada num livro ou em outro modo de divulgação.

No contexto de mercado, a criação de conteúdo é, portanto, o ato de criar formatos com informação que levem a objetivos de negócios.

Ou, em outras palavras, é a prática de criar algo que forneça informações de qualidade de acordo com o segmento que está em foco.

Isso tudo pode ser feito através de vídeos, textos, áudios ou uma simples imagem fornecendo algo de valor.

O bom conteúdo é criado de forma a influenciar e segmentar pessoas realmente interessadas no que você faz.

O principal objetivo do marketing é conversão de vendas.

Com a criação de conteúdo, isso é feito de uma forma nada intrusiva.

Em outras palavras, o consumidor compra porque se sentiu bem, e não porque você “forçou a barra” dizendo que seu produto ou serviço é o melhor do mercado.

A pessoa busca por informações, você fornece as mesmas e um relacionamento é iniciado.

No fim acontece o que todos nós sabemos, um vende e outro compra, só que de uma forma agradável e nada intrusiva.

Criação de conteúdo é a base para ser encontrado

criação de conteúdo

Suponha que você esteja procurando um organizador de eventos.

Quando você procura um profissional para promover seu evento, a principal intenção é buscar um especialista e não um amador, certo? O que torna um especialista reconhecido? Bem, uma série de fatores, mas no contexto digital, vamos focar em algumas…

A capacidade de ser encontrado pelos motores de busca, a eficiência em passar informações, a facilidade de transmitir relevância e a prontidão para atender.

Imagine você buscando no Google: “Promotor de eventos em Piracicaba”. Então você encontra dois sites: “Best Promoter” e “Drive Eventos”.

O primeiro tem um belo site com páginas explicando o que faz, missão, visão, valores e etc.

O segundo, tem isso tudo e um blog com conteúdo criado para responder às principais dúvidas e ainda por cima, dando dicas para você garantir um ótimo evento.

Você se interessaria pelo promotor de eventos com um site que só oferece os serviços ou prefere aquele que entende do assunto e vai te dar boas dicas sem cobrar? Lógico que é o segundo, não é?

Essa é a resposta de qualquer pessoa!

Percebe qual é uma das vantagens que a criação de conteúdo fornece a quem faz negócios na internet?

Criando algo de valor as possibilidades de atrair pessoas que podem comprar de você se tornam muito maiores.

O que acontece com quem não cria conteúdo?

criação de conteúdo

Para quem não está interessado em criar conteúdo, a tendência é ser esquecido, não encontrado e não atrair com tanta eficiência. Como a internet é o principal meio de comunicação atualmente, todo negócio precisa apostar nas mídias digitais.

E é a informação que rege a internet.

Tire todo conteúdo da rede e veja se ela continua fazendo sentido.

Não rola, não é?

Portanto, se você não tem um bom conteúdo, como vai ceder a atenção a você? Como vai mostrar a alguém os problemas e as soluções que o seu serviço pode resolver? Além do mais, como mostrar as qualidades do que você faz sem informações valiosas?

Você pode ter o melhor curso de inglês do mercado, por exemplo, mas é necessário que você mostre às pessoas o quanto é importante aprender inglês, como ficam as pessoas que não aprendem inglês e outros assuntos.

A criação de conteúdo ajuda você a entregar um pouco mais sobre como funciona o seu método de ensino, mostrar como vêm os resultados, dar dicas importantes para a pessoa resolver o problema, até que ela fique pronta para comprar.

Aprofundar no assunto através da criação de conteúdo é puxar a pessoa para dentro do seu negócio. É assim que ela vai se interessar em resolver algum problema e entender que você é a melhor pessoa para isso.

Acredito que você já esteja mais consciente que sem criar conteúdo seu negócio não vai sobreviver por muito tempo.

Agora vou falar mais diretamente sobre geração de receita com conteúdo…

E essa coisa de poder influenciar pessoas nas mídias digitais?

criação de conteúdo

No ambiente digital, milhares de especialistas influenciam diariamente multidões usando o poder do conteúdo.

O que falar, por exemplo, de Seth Godin, que tem uma audiência de milhões de indivíduos ao redor do mundo?

E o Brendon Burchard, empreendedor americano, que tem um negócio milionário, e usa o conteúdo em texto ou vídeo para influenciar seus seguidores e clientes?

Isso é influência assumida de diversas formas.

A influência está relacionada ao processo de mudança comportamental das pessoas, de forma espontânea e natural.

O termo “influência” vem do Latim medieval “influentia”, palavra que servia para designar como os astros afetam o comportamento das pessoas.

De acordo com o Dicionário Michaelis, influenciar significa “ter ou exercer influência sobre”.

Influência é o poder ou ação que alguém exerce sobre outro ou sobre certos fatos ou negócios e está ligada ao prestígio, poder ou ação desencadeada através da autoridade.

Tudo o que envolve marketing e vendas depende do poder da influência.

Sua criação de conteúdo deve se basear nisso.

Aprendendo a influenciar através de seu conteúdo, você terá um grande trunfo nas mãos.

Criação de conteúdo poderoso = fonte de receita

criação de conteúdo

No artigo Marketing de conteúdo não é um amontoado de palavras num site WordPress, cito o caso de Patt Flynn, do blog Smart Passive Income, que fatura entre 50 e 100 mil dólares por mês com estratégias de marketing de afiliados e conteúdo. Isso pode representar mais de 5 milhões de lucro.

Também falo do Darren Rowse, considerado por muitos o blogueiro número 1 dos Estados Unidos. Rowse criou o Problogger, blog que é acompanhado por mais de 1 milhão de pessoas no mundo todo. O cara fatura mais de 100 mil dólares por mês com seus projetos.

E o que dizer do guru das redes sociais Gary Vainerchuck, que faz negócios girarem em torno de conteúdo. Não sei se você sabe, mas Gary é dono da agência VaynerMedia, com 600 funcionários que já arrecadou US $ 100 milhões em receita.

Conteúdo pode ser uma grande fonte de receitas, se você souber fazer o seu trabalho. Claro que há um caminho a ser percorrido, tem trabalho duto a ser feito, mas os frutos colhidos fazem valer cada esforço.

Seu negócio gira em torno da venda de serviços? É de infoprodutos que estamos falando? Você é um especialista em recomendação e gosta do marketing de afiliados? Ganhos com publicidade? Educação?

Independente do setor de atuação, do nicho de mercado, criação de conteúdo poderoso é um caminho lucrativo.

Mas tem um detalhe…

Você precisa ter um objetivo de negócios definido.

Independentemente do que você venda, do tipo de empresa, do nicho de atuação, você precisa disso.

É aqui que muita gente se enrola.

Qualquer ação de marketing precisa se apoiar numa estratégia de negócios.

Em resumo, você precisa ter clareza dos objetivos de curto, médio e longo prazo.

Você saber o que quer conquistar? Sabe por que está fazendo marketing?

Não prossiga sem essas respostas…

Os 7 pilares da criação de conteúdo poderoso

criação de conteúdo

Agora eu vou apresentar a você os pilares para criar um conteúdo que converte em vendas, gera resultados e transforma o seu negócio em uma fonte de influência no mercado.

Você precisa entender que apenas criar conteúdo não vai persuadir possíveis clientes.

É preciso se atentar às boas práticas de criar um bom texto, produzir um bom vídeo ou até mesmo um infográfico.

Nas minhas estratégias de conteúdo, me apoio em sete pilares que sustentam um conteúdo de qualidade, com ideais que impulsionam os possíveis clientes a se envolver com as ideias que você promove!

1 – Conheça bem a si mesmo

Quem você? O que você pensa? No que você acredita? Quais são as ideias que você quer espalhar? Qual é sua missão, visão e valores? O que forma sua marca poderosa? Por que as pessoas deveriam escolher você e não o concorrente?

Essas e outras perguntas servem para ajudar a você a ter clareza sobre si mesmo. Você só poderá ajudar aos outros quando souber exatamente quem você é. Portanto, antes de se envolver na criação de conteúdo, faça um documento respondendo a estas perguntas.

Isso servirá como base para tudo o que você vier a fazer na internet. E acredite, quanto mais clareza nesses pontos, mais fácil você alcançará o coração de seu público e cliente.

Essa é, inclusive, uma das coisas que ensino no Clube Personal Content.

2 – Pense no que o público quer

Saber da necessidade do cliente vai levar você a entender qual o papel do seu conteúdo dentro do mercado. Dessa forma, você também utiliza o conteúdo da maneira correta, dando dicas para resolver problemas reais e sendo eficiente para o seu cliente.

Um conteúdo poderoso toca o coração das pessoas. Ele não faz propaganda. Em outras palavras, não “divulga” seus produtos ou empurra suas mercadorias. Em vez disso, posiciona você como uma fonte confiável de informações valiosas sobre determinado assunto.

A verdade é que ninguém se importa com seus produtos ou serviços. As pessoas querem algo que mude a vida delas. Elas buscam algo que faça sentido, que as satisfaça, que as encante, e seu conteúdo precisa transmitir isso.

Falo sobre isso no vídeo abaixo!

3 – Seja claro e direto

Ficar “enrolando” não faz sentido quando se quer ter um conteúdo poderoso. A necessidade real de um bom conteúdo é esclarecer todas as possíveis dúvidas, criando algo que encante, que eduque a mente do cliente.

Quando você possui pessoas engajadas com a ideia da marca, a conversão tende a acontecer mais facilmente  Para isso, não é preciso parecer o mais inteligente, e sim, o mais claro, conversando de modo simples e eficaz.

Tenho defendido isso e aplicado em minhas estratégias. Os resultados têm sido bastante satisfatórios. Frequentemente recebo depoimentos como esse que você pode ver abaixo:

criação de conteúdo

4 – Seja criativo, leve e ao mesmo tempo, didático

A internet hoje em dia pode educar as pessoas para lerem cada vez menos e saberem tudo superficialmente. Para esse problema, você precisa aprender a criar conteúdo leve, criativo e ao mesmo tempo, didático.

Um canal de conteúdo bem criado se torna uma referência. Quando as pessoas quiserem saber sobre o assunto que você domina e sabe trabalhar de maneira clara e criativa, elas voltam sempre.

Abra mão do tipo de conteúdo “frio”, “formal”, que parece soar como um robô. Aposte em conteúdo “quente”, “natural”, que envolve e magnetiza (gostei dessa palavra). Que a pessoa seja encantada com a leveza, criatividade e dinamismo do que você publica.

5 – Seja honesto com o consumidor

Você precisa ser honesto, sem falsas promessas e falsas informações. Não adianta impressionar com informações que não são eficazes. Credibilidade se cria com honestidade (Grave isso).

Quem me conhece sabe o quanto detesto conversa fiada. Repudio o tipo de marketing enganoso e sou adepto da persuasão sem manipulação. Gosto do tipo de influência que traz verdade, sinceridade e sempre fornece vantagens para quem lê.

É o tipo de mensagem que ajuda a formar um relacionamento ganha-ganha, ou seja, onde todos saem ganhando. Isso nos dá o caminho para chamar a atenção do público, influenciar pessoas e motivar vendas invisíveis, dentro e fora da internet.

6– Crie conteúdo pensando na persona

Crio sempre pensando em quem virá consumi-lo. Ou seja, aplico empatia. Isso que tem me ajudado a alcançar mais objetivos de negócios e tenho certeza que pode te ajudar também. Se você quer influenciar mais pessoas através da criação de conteúdo, você precisa fazer algo com que sua persona se identifique.

Suas ações de conteúdo devem ser pensadas em função do seu cliente ideal. Se um conteúdo não agrega valor ao que o cliente espera, é melhor repensar. Como usuário, por que uma pessoa gostaria de consumir o conteúdo do seu blog?  

Pense e responda com sinceridade:

  • Se fosse um possível cliente, você ficaria fascinado com o conteúdo que sua empresa produz?
  • Os conteúdos que você produz são mesmo memoráveis?

7 – Crie uma linha editorial poderosa

É preciso planejar suas publicações de modo a apresentar algo relevante ao público, resolvendo dúvidas e criando camadas de conteúdo que cumpram diferentes objetivos de negócios. A ideia é aprofundar o assunto e educar o seu cliente para entender tudo sobre o seu negócio, desde o começo.

A primeira coisa que você precisa saber para conquistar leitores fiéis é definir a “lista de assuntos” do que irá publicar. E nesse contexto, a linha editorial entra em cena. Trata-se de uma política que determina a lógica pela qual a empresa enxerga o mundo.

Se você cria uma linha editorial com ideias que seguem uma linha de raciocínio, o seu cliente se engaja mais com sua mensagem e “volta sempre” para saber como a história termina.

Este é um bom começo, mas ainda tem mais!

Mais pontos fundamentais para uma estratégia poderosa de criação de conteúdo

criação de conteúdo

Depois de saber quais são os pilares da criação de conteúdo é hora de evoluir para um próximo passo: saber criar um conteúdo poderoso.

Ter uma estratégia criativa e poderosa pode ser a chave para o seu conteúdo ser consumido com alta relevância e audiência. E para isso existem alguns pontos fundamentais para a criação de conteúdo cumprir o seu papel!

1 – Não escreva sem um propósito definindo, uma linha de pensamento que vai fazer sentido para os consumidores do seu produto e levá-los à uma ação. Nunca escreva sem propósito se quiser criar conteúdo de resultados!

2 – Faça um calendário para postar regularmente em seu blog e não deixar quem acompanha esperando por respostas e soluções de um problema. Para seu blog se tornar referência, frequência é importante.

3 – Tenha sempre palavras-chave definidas para que seu blog tenha um tráfego de qualidade. Todos, ou a maioria dos seus conteúdos, devem ter uma palavra-chave definida. Assim o Google entende que no seu blog há o que as pessoas do seu nicho buscam.

4 – Faça uma pauta que trate as ideias em ordem, para que seu leitor não fique perdido ao acompanhar seu conteúdo. Criar séries de conteúdo e interligar tópicos é uma forma de ampliar o alcance do que você publica.

5 – Nunca copie textos. Além de crime, isso detona com a credibilidade de qualquer criador de conteúdo. Pesquise e pense sobre o assunto para dar opiniões diferentes que serão o diferencial do seu conteúdo. Seja original!

6 – Seja paciente. Se você segue a linha do bom conteúdo em um fluxo adequado, não se preocupe com os resultados, eles vão aparecer. Mas, claro, faça sua parte divulgando e promovendo seu conteúdo com inteligência.

7 – Faça uma análise criteriosa sobre o que pode ser relevante em meio ao conteúdo que você publica e o produto que vende. Saiba os assuntos importantes a serem tratados fazendo uma pesquisa nos comentários do blog ou visitando sites do mesmo nicho para saber o que falta entregar ao mercado.

8 – Se você perceber que certas táticas não funcionam, mude a estratégia sem medo. Isso mostrará que você se empenha em ajudar da melhor maneira, sem medo de se retratar. Aliás, sempre teste, sempre avalie e sempre meça.

Por fim, gere receita com a criação de conteúdo

criação de conteúdo

Como eu explico aos membros do meu Clube de Assinatura, o Personal Content, conteúdo poderoso é capaz de gerar receita.

Tem uma frase que condensa muito bem o que uma boa estratégia de conteúdo pode conquistar:

Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.

O pensamento é  Andrew Davis, palestrante e autor de best-sellers de marketing e fundador do Monumental Shift.

A grande verdade é que para dominar o mercado é preciso ter um diferencial. E o que tratamos neste artigo sobre criação de conteúdo fala muito sobre entregar algo de valor às pessoas.

Confiança e relacionamento surgem disso.

Pense em negócios, crie algo com valor e qualidade, seja relevante e sua criação de conteúdo garantirá resultados a longo prazo.

Para onde você vai agora?

Você pode fazer parte de um grupo seleto de especialistas que geram receita com o conteúdo.

Quer saber mais a respeito? Simples, clique no botão abaixo!

criação de conteúdo

About Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é analista de marketing pela Universidade Metodista de São Paulo, redator profissional e autor. Escreveu 4 livros de negócios, entre eles, A Arte De Escrever Para a Web, que ficou entre os mais vendidos na Amazon por 3 vezes. Já publicou mais de 2000 artigos em jornais, revistas, sites e blogs. Gosta de chutar a bola para fora do estádio!

Deixe uma resposta

Fechar Menu