Persona
Porque o conceito de persona pode aumentar consideravelmente suas vendas e seu lucro
24 de outubro de 2017
escrever para a web
A Arte De Escrever Para a Web e Produzir Conteúdos Poderosos
1 de novembro de 2017
Exibir tudo

O que faz um editor de conteúdo web?

editor de conteúdo-web

Editores de conteúdo web são os profissionais responsáveis por garantir a qualidade das publicações online. Uma das funções específicas é analisar posts para adequá-los a linha editorial, o estilo do blog, conferindo elementos como gramática, linguagem, tom de voz, links, otimização e assertividade.

Selecionam os trabalhos que serão publicados, auxiliando no design da publicação e lidando com outros assuntos relacionados ao formato do conteúdo. Precisa analisar os artigos e outros tipos de conteúdo de forma crítica, sendo um leitor voraz.

Precisa desenvolver olho clínico para uma boa escrita, pontuação e sintaxe, assim como a noção de fluência do texto. No caso do marketing de conteúdo, deve verificar se a publicação está de acordo com a estratégia, se tem objetivos claros, se o assunto tratado vai ao encontro da necessidade do público-alvo, etc.

A profissão de editor de conteúdo web está no ápice de seu desenvolvimento, principalmente por conta da difusão do marketing de conteúdo. A edição se torna cada vez mais imprescindível para o universo digital, por prover aos websites e a outros ambientes específicos, a relevância necessária da mensagem.

Dentro de uma empresa, o editor de conteúdo pode responsável por:

  • Planejar conteúdos para sites, blogs, páginas da web e outros canais online.
  • Desenvolver linhas editoriais e cronogramas de publicações;
  • Criar temas, títulos, tags e categorias;
  • Coordenar postagens nas mídias sociais e press releases;
  • Coordenar a distribuição de conteúdos através de mídias patrocinadas;
  • Atuar em parceria com a  equipe de marketing.
  • Trabalhar com diferentes abordagens de conteúdo.

Veja o que Joe Pulizzi, fala sobre o assunto:

Todos nós somos editores, e isto significa pensar de forma diferente sobre o conteúdo e sua importância para a nossa organização. Quando você investe em um vídeo, um podcast, ou um documento técnico, esses itens de conteúdo criam valor de duas maneiras importantes:

1 – O conteúdo acabado é utilizado ao longo de um período de tempo; ele tem um prazo de validade. 

2 – O conteúdo pode e deve ser reinventado e reaproveitado. 

Quem deve ser o editor de conteúdo web?

O editor de conteúdo web pode ser um profissional do time de marketing ou de outra equipe. Como o conteúdo de sua empresa pode ser peculiar e técnico, o editor não precisa exatamente ser um profissional de comunicação. Basta atender aos requisitos a partir da experiência com a área de atuação da empresa.

Quanto maior for a qualificação profissional e afinidade com a função, mais qualidade tende a ter o seu processo e a produção. O que importa mesmo são os resultados que o profissional assegura em sua estratégia e não os títulos que carrega.

Profissionais de comunicação, de criação e estratégia podem tranquilamente cumprir a função. Jornalistas, comunicadores, publicitários, webwriters, analistas de marketing, técnicos em TI podem estar aptos ao ofício, desde que conheçam os processos de conteúdo para web e assegurem resultados satisfatórios.

Editor de conteúdo web é o mesmo que publisher?

Teoricamente, sim. O conceito de Publisher é variado, mas converge com o editor de conteúdo web. Nos EUA, o Publisher Virtual é quem  que cuida de publicações na internet. Importante destacar que atualmente existem dois modelos de publisher: o europeu e o americano.

O americano se caracteriza por um profissional versátil, que precisa saber lidar com uma demanda diversificada tanto da área editorial, quanto da comercial. Já o modelo europeu de Publisher tem funções bem-definidas, restringindo-se apenas a própria publicação. No Brasil, o modelo americano  é o mais usado, no entanto, pouco a pouco, o segundo vem ganhando espaço.

Todos precisam de um editor (até mesmo os escritores mais incríveis) – Ann Handley e C.C Chapman – Regras de Conteúdo

PS.: No livro A Arte De Escrever Para a Web e Produzir Conteúdos Poderosos eu reservo um capítulo para falar sobre o trabalho do editor. Confira aqui!

Paulo Maccedo
Paulo Maccedo
Analista de Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Blogueiro, autor e criador de conteúdo. Numa relação séria com a comunicação desde 2010, inimigo declarado do spam e evangelizador fervoroso do marketing de permissão.

4 Comentários

  1. Paulo Menezes disse:

    Paulo, sou jornalista profissional, tendo atuado como Editor por varios anos nas Organizações Globo no Rio de Janeiro. Estamos agora constituindo uma Entidade para reunir Editores de Conteúdo. Gostaria de conversar com você. Poderia me contatar. Paulo Menezes. 9 47581631

  2. Wallace disse:

    Oi Paulo. Estou caminhando para universidade ano que vem e ainda me bate aquela duvida: o que cursa Marketing ou Jornalismo? Ambos tem a mesma coisa em comum: escrever e produzir conteúdo. O que gosto muito de fazer. Pretendo abri uma agência de Produção de Conteúdo em Belo Horizonte onde a competição de mercado é menos saturada.

    • Paulo Maccedo disse:

      Oi, Wallace!
      Eu também tive essa dúvida na época da faculdade, mas acabei escolhendo marketing.
      Olha, eu acho as duas áreas muito boas, mas se sua intenção é trabalhar com marketing de conteúdo, acho o marketing mais aconselhável. Vai te preparar melhor para o que você vai trabalhar no futuro.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *