Marketing de conteúdo ganha cada vez mais adeptos no Brasil
18 de agosto de 2017
Content 2020: a estratégia de conteúdo da Coca Cola
24 de agosto de 2017
Exibir tudo

[O mago do marketing moderno] 7 livros de Seth Godin que vão fazer você levantar da cadeira

livros de seth godin

Não grite para as massas; sussurre para poucos. As pessoas vão escolher falar sobre as coisas. Entregue suas ideias.

Há algum tempo lancei um artigo e, posteriormente, um vídeo, com lições do Seth Godin para um marketing de conteúdo fantástico. Os conteúdos tiveram uma repercussão muito bacana. Algumas pessoas disseram estar surpresas com a genialidade de Seth, outras se animaram em segui-lo e alguns amigos me pediram indicações de livros.

Fiquei feliz como um discípulo que fala com orgulho do mestre. Seth é o autor de negócios que eu mais leio atualmente (depois do Philip Kotler), e ver pessoas conhecendo o trabalho dele através do meu é simplesmente impagável.

Neste artigo, eu decidi listar alguns dos mais notórios livros de Seth Godin, mas antes vamos conferir um breve histórico da carreira do mago…

Quem é esse tal de Seth Godin?

livros de seth godin

Seth Godin fundou e foi CEO de uma das primeiras empresas de marketing digital, a Yoyodyne, organização que foi vendida à Yahoo! em 1998. Como parte do contrato, Godin tornou-se Vice-Presidente de Marketing de Permissão do Yahoo!.

Mais tarde, começou a se destacar como um escritor e palestrante famoso, disseminando ideias que influenciam fortemente o mundo do marketing e dos negócios. O pensamento de Seth Godin combina três elementos:

1 – O fim da indústria da televisão, o que significa que os comunicadores e marqueteiros não têm mais o poder de comandar a atenção do público-alvo quando quiserem.

2 – Num mercado em que consumidores têm mais poder, os comunicadores precisam respeitar o público; o que significa parar de fazer spam, não tentar manipular e ter em mente que cumprir as promessas é essencial.

3 – Os marqueteiros agora devem espalhar suas ideias e fazer com que elas conquistem o buzz, sendo memoráveis.

Seth Godin escreveu muitos livros, sobre diversos temas, mas alguns são mais notáveis. Entre os 18 best-sellers de sua autoria, destaco 7 livros de Seth Godin que vão fazer você se levantar da cadeira a fim de tornar seu trabalho memorável!

1 – Tribos. Nós Precisamos Que Você Nos Lidere

 livros de Seth Godin

Em Tribos, Seth Godin compartilha sua visão sobre como é o funcionamento interno dos grupos com ideais compartilhados. Ele explica que o processo de identificação e de união dos membros é o que leva, afinal, à conclusão de que é necessário haver uma liderança para que a tribo não perca força.

Este não é apenas um livro sobre liderança, muito menos um livro sobre marketing na era atual. É sobre acreditar e fazer acreditar. Se você gosta da ideia de poder construir algo maior do que você mesmo, este é um título indispensável em sua biblioteca.

livros de seth godin

 

2 – Quebre as regras e reinvente: Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?

 livros de Seth Godin

As pessoas estão doutrinadas sobre seus modelos de trabalho que simplesmente não querem saber como as coisas funcionam. A verdade é que elas estão dispostas a aceitar que talvez as leis da natureza não funcionem como o esperado.

“A iniciativa parece um pouco com a criatividade, na medida em que ambas requerem curiosidade. Não é tanto a procura pela resposta ‘certa’, mas um desejo insaciável de entender como algo funciona e pode funcionar melhor”. Este livro te ajuda a pensar fora da caixa, de verdade.

livros de seth godin

 

3 – A Ilusão de Ícaro: Exemplos na Vida e no Trabalho de Pessoas que Ousaram Voar Mais Alto

 livros de Seth Godin

As regras antigas dizem a você coisas como “escolha o caminho seguro”, “fique na zona de conforto”, “cace um emprego”, “faça um concurso público”, “escolha uma série de regras e as siga”, “não voe perto do sol”.

Este livro parece complementar as ideias de “Quebre as Regras, Reinvente”. Nele, Seth Godin mostra como ser um vencedor em uma economia que recompensa a arte, não a conformidade. Ele explica porque as verdadeiras inovações são focadas em confiança, proeminência e liderança. Seth desenvolve um conceito que explica porque devemos tratar nosso trabalho como arte, o que eu particularmente, acho sensacional. Um dos livros de Seth Godin para ler em pé!

livros de seth godin

 

4 – Você é indispensável?: A importância de quem inova, lidera e faz acontecer

 livros de Seth Godin Você já teve uma ideia inovadora? Já encontrou a solução para um problema que ninguém mais encontrou? As pessoas esperam suas grandes decisões? Sua opinião é sempre levada em conta? Então você tem qualidades que o tornam indispensável, sabia?

Nesta obra, Seth Godin fala da importância de quem inova, lidera e faz acontecer. Ele exemplifica de forma clara e divertida o conceito de profissional essencial, do elemento-chave, cada vez mais valorizado no mercado de trabalho. Quer mesmo fazer a diferença? Inclua este na lista de livros de Seth Godin que você precisa ler.

livros de seth godin

5 – Permission Marketing

 livros de Seth Godin Imagine poder criar uma mensagem que as pessoas de fato queiram receber. Uma proposta que visa atender as necessidades de seus clientes entregar a eles exatamente o que eles buscam.

Este livro foi feito com esta finalidade. Ele mostra como os profissionais da área podem conseguir muito mais êxito ao espalhar ideias e não somente criar mensagens persuasivas e diretas para vender um produto ou serviço.

Aliás, se você quer aprender a fazer negócios de uma forma inovadora e não ser apenas mais um no mercado, leia todos os livros de Seth Godin.

6 – Purple Cow: Transform Your Business by Being Remarkable

 livros de Seth Godin Num mundo saturado de informação, a publicidade não é mais capaz de ajudar as empresas a vender produtos comuns para pessoas comuns. O mercado tradicional, baseado no marketing de massa, já não é mais suficiente.

Sua empresa precisa de algo além de slogans e anúncios impactantes para se destacar na multidão. Ser bom já não é suficientemente bom. Os resultados só chegam para quem for excepcional e notável. Este livro ajudará você a conseguir dar destaque a seus negócios no ambiente atual. Este só está disponível em inglês.

livros de seth godin

 

7 – The Dip: The extraordinary benefits of knowing when to quit (and when to stick)

 livros de Seth Godin “The Dip” é nada mais que o símbolo da dificuldade que precisa ser superada para fazermos o que precisa ser feito. Sabe aquela dificuldade de se tornar o melhor profissional, tornar o seu produto o melhor do mercado, sua empresa conhecida? Praticamente tudo o que vale a pena tem um “dip” a ser superado.

Cada vez que você desiste porque está enfrentando um “dip”, você está mostrando que é um conformando; mostra que está sendo “medíocre” em vez de ser um “superstar”. Você está abrindo mão do seu máximo. Está abrindo mão de realizar o máximo que você é capaz de realizar. Este é um livro sobre desistência que vai te ensinar a perseverar!

livros de seth godin

Todos esses livros de Seth Godin valem muito a pena! Alguns custam menos de 15 reais no Kindle, então, nem o preço é desculpa para deixar de lê-los. E então, o que achou da lista? Por qual deles você mais se interessou? E qual você vai ler primeiro?

Paulo Maccedo
Paulo Maccedo
Analista de Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Blogueiro, autor e criador de conteúdo. Numa relação séria com a comunicação desde 2010, inimigo declarado do spam e evangelizador fervoroso do marketing de permissão.

1 Comentário

  1. Paulo Maccedo disse:

    Site de Seth Godin: sethgodin.com/
    Artigo com lições de Seth Godin: http://bit.ly/artigo-licoes-seth
    Vídeo com lições de Seth Godin: http://bit.ly/licoes-seth-godin
    Livros de Godin na Amazon: http://bit.ly/seth-godin-amazon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *