Por que o marketing de conteúdo funciona tão bem?

Por que o marketing de conteúdo funciona tão bem?

Vivemos uma revolução. Uma nova forma de fazer marketing predomina. Ela é baseada na ideia de transformação do ambiente. E a principal  moeda usada é o conteúdo.

Muito da bagagem sobre marketing que carregamos hoje é reflexo da velha forma de divulgar um produto: “fazer barulho para vender mais”. Antes da era da internet,  bastava uma empresa ter dinheiro para investir em grandes mídias, que já conseguia bater recordes de vendas e alavancar sua marca.

Mas o consumidor cansou, e, conscientemente ou não, virou o jogo. Na web clica em um banner quem quer, permanece em site quem quer, compra um produto quem quer. O impacto é outro. E as marcas que não estiverem dispostas a ceder o reinado para o consumidor, dando ele o que deseja e precisa, tenderão a desaparecer.

Aquela velha tática de quanto mais se conhece marca e o produto, mais vendas acontecem não é mais suficiente. Portanto, se você continuar fazendo apenas marketing à moda antiga, apenas gritando para o mundo que seu produto é bom, sua empresa estará com os dias contados!

Gostando do artigo? Aprenda mais sobre o novo marketing com conteúdos exclusivos fazendo parte de minha comunidade online. Clique aqui!

Por décadas, o marketing e a publicidade foram usados de forma superficial. Pensava-se em design excelente, slogans magníficos, comerciais impactantes e em quase nenhuma forma de consciência e confiança sobre o consumo. Não se falava sobre conversa entre marca e consumidor. As organizações discursavam friamente, passando suas mensagens, muitas vezes, oportunistas com o olho na grana do cliente num jogo de ganha-perde. 

Mas se o cliente não está aberto à mensagem, as ações de marketing, por mais fortes que possam parecer, tornam-se inúteis. Qual seria então a solução?

Atrair, engajar, educar!

E isso pode ser feito de apenas uma forma: dando a ele o que precisa – mesmo que ele mesmo não tenha a consciência – criando algo que seja atraente e que vale a pena ser consumido. Em outras palavras, lançando conteúdo relevante.

Por que marketing de conteúdo funciona tão bem? Porque além de relevante, é humano, pontual, não ganancioso e sem propostas enganosas. É ganha-ganha. A mensagem é certa, na hora certa para o público certo.

Este tipo de marketing ao qual me refiro é aquele as pessoas falam sobre algo que se preocupam. Não é feito pensando em publicidade, mas em algo que realmente vale a pena falar. Há uma relação de troca entre quem lança e quem consome.

A empresa deve buscar clientes mais conscientes para a compra, e os clientes, empresas que o eduquem. No fim acontece o que todos esperam, só que de uma forma menos explícita: um vende e outro compra.

Marketing de conteúdo é a evolução e quem não se dispuser a praticá-lo, ficará para trás no mundo dos negócios.

About Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é analista de marketing pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista de marketing de conteúdo, copywriter e autor. Escreveu 4 livros de negócios, entre eles, A Arte De Escrever Para a Web, que ficou entre os mais vendidos na Amazon por 3 vezes. Já publicou mais de 2000 artigos em jornais, revistas, sites e blogs.

Deixe uma resposta

Fechar Menu