Marketing de conteúdo e o posicionamento de sua marca na internet

Marketing de conteúdo e o posicionamento de sua marca na internet

Marketing é uma guerra mental. São as ideias que estão na cabeça das pessoas que determinam se um produto terá sucesso ou não. – Al Ries

No marketing, posicionamento é o espaço que uma marca preenche na mente e coração de um consumidor. É como os compradores a veem em relação à concorrência. Qual o primeiro nome que lhe vem à mente em relação aos seguintes segmentos: canal de TV, refrigerante, lã de aço, máquina de lavar, carro?

Imediatamente surgiu um nome para cada um, não é mesmo? Isso se dá ao fato dessas marcas terem conseguido um espaço privilegiado no mercado, e em sua preferência, a ponto de serem as primeiras a serem lembradas. Isso é posicionamento!

O marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para o posicionamento de uma marca na internet. É através dele que um consumidor pode obter as respostas que precisa através de um conteúdo. Ou seja, a empresa gera aquilo que o cliente em potencial precisa para lhe auxiliar na futura compra.

Assim, o navegante que já tem propensão a comprar, fica mais bem informado sobre o produto que a determinada empresa vende.

Nesse sentido, quando uma empresa consegue, através de um estudo prévio de seu mercado, de seus concorrentes e das necessidades de seu público-alvo, lançar conteúdo com base nessas informações, estará a caminho de conseguir um devido posicionamento.

Se na hora da pesquisa, o navegante se depara com conteúdos relevantes que determinada marca lançou, essa marca já estará, de certa forma, garantindo um espaço na mente do consumidor.

Em um segundo momento, quando o conteúdo é bom e transforma um visitante em lead, o espaço preenchido começa a aumentar. O próximo objetivo então é fazer este espaço crescer ainda mais através de mais conteúdos produzidos, até que a empresa obtenha unanimidade, ou seja, preferência nas escolhas do tal consumidor.

Para que isso ocorra, seu conteúdo precisa apresentar diferencial em seu nicho.

O primeiro passo é conseguir a autoridade necessária para que sua marca seja reconhecida. Pessoas buscam por especialistas, que entendam do assunto em questão, que se comuniquem com propriedade, que usem o tom de voz adequado e que estabeleçam respeito.

Por isso que antes de fomentar sua estratégia de conteúdo, você deve aprender o máximo sobre seu público-alvo, seu mercado e concorrência.

Tudo o que for publicado por sua empresa na web deve seguir por esse caminho. Em seu blog, faça com que os artigos sejam altamente relevantes, que cativem e engajem os leitores. Quando publicar um e-book, que ele apresente informações realmente úteis aos leads. 

Preze pela coesão, a comunicação clara e a originalidade. Depois faça com que o máximo de pessoas conheça sua marca. Faça de seu website uma extensão de sua empresa na web, o blog uma extensão do site, e outros canais complementares, como as redes sociais, fontes de tráfego.

Por último, destaco a presença do SEO, que precisa estar alinhado a toda estratégia. Não deixe de otimizar seus conteúdos, buscando sempre novas táticas e aplicando as palavras-chaves mais relevantes.

Por fim, pense mais na essência relacionada à marca e alinhe isso a todo conteúdo. Fazendo isso, você estará garantindo o posicionamento de sua marca na internet de forma inteligente, precisa e dinâmica.

About Paulo Maccedo

Analista de Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Blogueiro, autor e criador de conteúdo. Numa relação séria com a comunicação desde 2010, inimigo declarado do spam e evangelizador fervoroso do marketing de permissão.

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

Fechar Menu